/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Por 34 a 18, Assembleia decide manter prisão de Binho Galinha

Por 34 a 18, Assembleia decide manter prisão de Binho Galinha

Ao todo 53 parlamentares compareceram, com ausência de Diego Castro (PL), Eduardo Salles (PP), Fátima Nunes (PT), Leandro de Jesus (PL), Ludmila Fiscina (PV), Marquinho Viana (PV), Emerson Penalva (PDT), Raimundinho da JR (PL) e Roberto Carlos (PV)

Por Evilásio Júnior

10/10/2025 às 11:25

Foto: Vaner Casaes / AL-BA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou em sessão extraordinária, nesta sexta-feira (10), por 34 votos a 18 e uma abstenção, a manutenção da prisão do deputado estadual Binho Galinha (PRD). Ao todo, 53 parlamentares marcaram presença. 

Os ausentes à sessão foram Diego Castro (PL), Eduardo Salles (PP), Fátima Nunes (PT), Leandro de Jesus (PL), Ludmila Fiscina (PV), Marquinho Viana (PV), Emerson Penalva (PDT), Raimundinho da JR (PL) e Roberto Carlos (PV).

Logo na abertura dos trabalhos, a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), advertiu os deputados de que eles deveriam apenas votar pela permanência ou revogação da medida. A votação aconteceu por meio de cédulas impressas e de forma secreta.

Antes do início do processo foi dado um prazo de 15 minutos para explanação do advogado de defesa de Binho Galinha, Gammil Föppel. Em seu discurso, o criminalista alertou a Alba sobre os riscos de abertura de precedente, mas não obteve êxito em sua tese.

Preso desde a última sexta-feira (3), Binho Galinha é acusado de chefiar um grupo criminoso com ramificações em Feira de Santana, Salvador e São Gonçalo dos Campos. Segundo as investigações das operações El Patrón e Estado Anômico, conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público da Bahia, o grupo é suspeito de lavagem de dinheiro, obstrução da Justiça, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas, formação de milícia, usurpação de função pública, extorsão e associação ao tráfico de drogas.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.