Home
/
Notícias
/
Política
/
Cacá Leão confirma saída da Prefeitura e avisa: PP 'não vai botar a faca no pescoço' por vaga na chapa de ACM Neto
Cacá Leão confirma saída da Prefeitura e avisa: PP 'não vai botar a faca no pescoço' por vaga na chapa de ACM Neto
Secretário deixará cargo em abril para disputar vaga na Câmara e diz que partido é “solução”, não problema, na montagem da oposição para 2026
Por Evilásio Júnior
20/02/2026 às 05:59

Foto: Divulgação
O secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão (PP), confirmou que deixará o cargo no dia 3 de abril para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.
Em entrevista ao Blog do Vila, ele também tratou da disputa por espaços na chapa majoritária da oposição e adotou um tom conciliador, ao afirmar que o Progressistas não fará imposições ao ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).
“No dia 3 de abril tenho que me desincompatibilizar. Sou pré-candidato a deputado federal e espero que o povo da Bahia me dê a oportunidade de voltar a Brasília ainda mais experiente”, afirmou.
Cacá tenta retomar o mandato que exerceu por oito anos e aposta na experiência recente no Executivo municipal como diferencial.
Após viver o quarto Carnaval como secretário, Cacá disse que já sente o clima de despedida da gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil).
“É um misto de emoção e já de saudade. Tive a oportunidade de viver Salvador de uma forma muito mais intensa e espero chegar em Brasília com uma visão de cidade muito maior”, declarou.
Ele também fez questão de lembrar o histórico em Brasília, onde foi relator do Orçamento da União e presidente da comissão temática, cargos que considera trunfos na tentativa de retorno.
PP sinaliza lealdade e evita disputa pública por espaços
No xadrez da sucessão estadual, o Progressistas aparece como uma das peças cobiçadas na formação da chapa de ACM Neto, especialmente diante da pressão de partidos como Republicanos e PL por vagas majoritárias.
Cacá, no entanto, tratou de baixar a temperatura e reafirmar a posição de aliado estratégico. “Eu sempre defendi a permanência ao lado de ACM Neto por acreditar que ele representa os desejos dos baianos”, ao reforçar que o partido não pretende tensionar a negociação: “O Progressistas é a solução dos problemas. Nós temos nomes, como Zé Cocá, mas não temos nenhum tipo de imposição. Não vamos botar a faca no pescoço de ninguém”.
Partido se coloca como peça disponível — não como obstáculo
Ao citar o prefeito de Jequié, Zé Cocá, como um dos quadros aptos a compor a chapa, Cacá mantém o PP no radar das negociações, mas deixa claro que a decisão caberá a Neto.
“Se for do desejo dele que a gente chegue para ajudar e compor, não é problema. O Progressistas é parceiro desse projeto e desse sentimento de mudança”, declarou.
A saída de Cacá da Prefeitura integra o movimento de reposicionamento de lideranças da oposição para 2026. Ex-companheiro de chapa de ACM Neto em 2022, ele tenta retornar à Câmara após quase quatro anos sem mandato.

