/

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF mira deputado baiano em nova fase da Operação Overclean

PF mira deputado baiano em nova fase da Operação Overclean

Mandados foram cumpridos na Bahia e em Brasília; ação teve como alvo o deputado federal Dal Barreto (União Brasil) e investiga fraudes em licitações e desvio de emendas parlamentares

Por Redação

14/10/2025 às 15:22

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (14), a sexta fase da Operação Overclean, que investiga fraudes em licitações e desvios de recursos de emendas parlamentares. O deputado federal Dal Barreto (União Brasil-BA) foi um dos alvos da ação, que cumpriu oito mandados de busca e apreensão na Bahia e em Brasília, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O parlamentar foi abordado no aeroporto de Salvador e teve o celular apreendido. Além disso, a PF realizou buscas na residência dele, em Amargosa, e em um posto de combustíveis pertencente à sua família. A operação contou com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal.

A Overclean começou apurando desvios em contratos ligados ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e já chegou a movimentações suspeitas de até R$ 1,4 bilhão. O empresário José Marcos de Moura, o “Rei do Lixo”, é apontado como articulador político e operador da organização, acusado de intermediar pagamento de propinas a agentes públicos.

Em fases anteriores, a operação atingiu figuras próximas a outros parlamentares baianos, como o prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento (União), irmão do deputado Elmar Nascimento, e o vereador Francisquinho Nascimento, primo de Elmar, que chegou a ser flagrado jogando uma sacola com R$ 220 mil pela janela antes de ser preso.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.