Home
/
Notícias
/
Política
/
INSS investiga irregularidades em agências de Salvador e Mata de São João; servidores são notificados
INSS investiga irregularidades em agências de Salvador e Mata de São João; servidores são notificados
Apuração mira prejuízos aos cofres públicos; dois funcionários têm 15 dias para se defender
Por Redação
16/05/2025 às 13:56
Atualizado em 19/05/2025 às 11:00

Foto: Raffa Neddermeyer / Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) instaurou um processo de Tomada de Contas Especial para apurar possíveis danos ao erário em duas agências na Bahia: a unidade Centro de Salvador, no bairro do Comércio, e a de Mata de São João, na Região Metropolitana da capital. A investigação é conduzida pela Superintendência Regional Nordeste do órgão.
A apuração foi motivada por indícios de irregularidades em processos administrativos internos. Foram notificados os servidores Francisco de Assis de Souza e Guilherme Oliveira, que terão 15 dias para apresentar defesa ou quitar o débito apurado. Caso não se manifestem, o processo seguirá normalmente, conforme prevê a legislação.
A Tomada de Contas Especial é um instrumento utilizado para responsabilizar agentes públicos por má gestão de recursos e tentar reaver os valores desviados.
O responsável pela condução do processo é Rogério Marcos de Barcelos, designado como Tomador de Contas da superintendência regional.
A apuração ocorre em meio a um esforço do governo federal para combater fraudes no INSS. No último dia 8, foi anunciado o início do ressarcimento a aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos em benefícios.