/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governador sanciona reestruturação da segurança com 25 novas unidades da PM na Bahia

Governador sanciona reestruturação da segurança com 25 novas unidades da PM na Bahia

Mudança inclui criação de batalhões em Salvador, Feira de Santana e outras cidades, promoções na corporação e reforço na Polícia Civil

Por Redação

09/09/2025 às 08:37

Foto: Wuiga Rubini / GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta segunda-feira (8), o projeto de lei que promove uma ampla reestruturação nas forças de segurança da Bahia. Entre as medidas está a criação de 25 novas unidades da Polícia Militar em 14 cidades, além da transformação de companhias em batalhões e da instalação de novos comandos regionais.

Em Salvador, estão previstos batalhões em Itapuã e no Nordeste de Amaralina. Feira de Santana ganhará um novo batalhão e uma unidade da Rondesp Leste. Também receberão batalhões cidades como Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina, Valença, Candeias, Jequié e Alagoinhas, que ainda terá a sede do Comando de Policiamento Regional Litoral Norte. Ainda no interior, Irecê sediará o CPR Centro Norte. Outras cidades terão suas companhias elevadas à categoria de batalhão, a exemplo de Cafarnaum, Monte Santo, Conceição do Jacuípe e Cachoeira.

A SSP avalia que a mudança vai aproximar a PM das comunidades, agilizar o atendimento às ocorrências e reforçar o combate à criminalidade em áreas estratégicas. O projeto também prevê a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães, além da ampliação da convocação de policiais da reserva — que passam de 1,2 mil para 1,8 mil, com tempo de serviço estendido de quatro para seis anos.

Na Polícia Civil, foi criado o cargo de Delegado-Geral Adjunto de Operações e cinco novas Diretorias Regionais do Interior, em cidades como Feira de Santana, Juazeiro e Porto Seguro. A estrutura da SSP também será reforçada, mas os detalhes não foram divulgados.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.