Home
/
Notícias
/
Política
/
Jerônimo oficializa Josias Gomes para o TCE, mas indicação deve enfrentar resistência na Alba
Jerônimo oficializa Josias Gomes para o TCE, mas indicação deve enfrentar resistência na Alba
Depois de mais de um ano de impasse jurídico, governador envia nome do deputado ao Tribunal de Contas; oposição promete dificultar tramitação
Por Redação
12/12/2025 às 08:11

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou à Assembleia Legislativa, na noite desta quinta-feira (11), a indicação do deputado federal Josias Gomes (PT) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A vaga estava aberta há mais de um ano e dois meses, desde a morte do conselheiro Pedro Lino, mas só agora foi formalizada devido ao impasse jurídico que envolveu a Procuradoria-Geral do Estado e entidades de classe.
O entrave foi resolvido pelo Supremo Tribunal Federal, que garantiu ao governador o direito de escolher livremente o novo conselheiro, a exemplo do que ocorreu na indicação de Otto Alencar Filho (PSD), já aprovado na CCJ.
A Assembleia também ajustou o caminho ao aprovar, semanas atrás, uma PEC de autoria do deputado Rosemberg Pinto, que ampliou de 65 para 70 anos a idade limite para assumir o cargo. A mudança permitiu a indicação de Josias, que tem 69 anos.
A expectativa é de que o petista seja sabatinado na CCJ já na terça-feira (16). Se aprovado, o nome segue para votação no plenário no mesmo dia. Diferentemente de Otto Filho, no entanto, Josias não contará com o apoio da oposição, o que deve tensionar a sessão e elevar o desgaste político da escolha.

