Nelson Leal rompe com Jerônimo e assume coordenação da campanha de ACM Neto
Ex-presidente da Assembleia Legislativa abre mão da reeleição para se dedicar à candidatura do líder do União Brasil e promete “ajudar a Bahia a mudar de verdade”
Por Redação
07/11/2025 às 16:00

Foto: Reprodução / Instagram
O deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP), oficializou nesta sexta-feira (7) o rompimento com o grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o apoio ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Além de se alinhar à oposição, Leal será o coordenador-geral da campanha de Neto na Bahia e abriu mão de disputar a reeleição para dedicar-se integralmente à nova função.
“Neto me convidou para coordenar a campanha, e acho que esse é o melhor caminho para a Bahia. Ele fez uma administração primorosa e extraordinária em Salvador, e vai promover a mesma transformação que o nosso estado está precisando”, afirmou Leal, ao destacar que a decisão foi tomada após “reflexão sobre o futuro da Bahia”.
O parlamentar, que já acumula sete mandatos, ressaltou que o gesto é também um sinal de compromisso com a alternância de poder. “Sou decano, mas preferi deixar de lado o projeto pessoal para coordenar a campanha de Neto. Acredito que essa é a forma mais concreta de ajudar a Bahia a mudar de verdade”, declarou.
Em resposta, ACM Neto celebrou a adesão de Leal, que classificou como “um reforço de peso” na construção de uma nova base política no estado. “Nelson Leal é um político com vasta experiência, respeitado em toda a Bahia pela sua liderança. Sei de sua enorme capacidade de trabalho e tenho certeza de que sua participação será fundamental na nossa caminhada”, afirmou o ex-prefeito.
Com forte influência no interior e bom trânsito entre lideranças de diferentes partidos, Leal passa a ter papel central na articulação política da oposição, especialmente na consolidação de apoios de prefeitos e parlamentares ao projeto de Neto para 2026.

