/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Deputados baianos aprovam 'moção de louvor' a Trump no dia em que EUA anunciam taxação contra o Brasil

Deputados baianos aprovam 'moção de louvor' a Trump no dia em que EUA anunciam taxação contra o Brasil

José Rocha e Cláudio Cajado endossaram homenagem ao ex-presidente americano em comissão da Câmara enquanto o governo norte-americano impunha barreiras comerciais ao país

Por Redação

10/07/2025 às 13:19

Atualizado em 11/07/2025 às 11:53

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Horas antes de o governo dos Estados Unidos anunciar uma nova guerra comercial contra o Brasil, com taxação de até 50% sobre exportações brasileiras, dois deputados federais da Bahia votaram a favor de uma “moção de louvor e regozijo” ao presidente Donald Trump.

A proposta foi aprovada na Comissão de Relações Exteriores da Câmara com o apoio de José Rocha (União-BA) e Cláudio Cajado (PP-BA). Ambos integram o grupo de 22 parlamentares que endossaram o gesto simbólico de homenagem ao mandatário americano.

A postura dos dois contrasta com a de outros colegas da bancada baiana, a exemplo do Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), que criticou duramente a medida de Trump, ao chamar a taxação de “tentativa de assalto” e comparar o presidente dos EUA a um “dono de boca de fumo”.

A nova política tarifária americana pode afetar diretamente a economia baiana, já que o estado figura entre os principais exportadores de produtos agrícolas e industriais para o mercado norte-americano.

A moção foi sugerida pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), que no ano passado também tentou conceder a Medalha do Mérito Legislativo a Trump. A comissão em que a homenagem foi votada é dominada por parlamentares bolsonaristas.

Antes de sair do país, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) — atualmente nos EUA — articulava nos bastidores para presidir o colegiado e usá-lo como vitrine internacional contra o julgamento de seu pai no STF.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.