/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Marcinho Oliveira deixa União Brasil, assume presidência do PRD e lança pré-candidatura de Marcell Moraes ao Senado

Marcinho Oliveira deixa União Brasil, assume presidência do PRD e lança pré-candidatura de Marcell Moraes ao Senado

Deputado estadual anunciou saída em coletiva e disse que partido terá postura independente em relação a Jerônimo e ACM Neto

Por Redação

16/09/2025 às 18:51

Foto: Sandra Travassos / AL-BA

O deputado estadual Marcinho Oliveira oficializou, nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), sua saída do União Brasil, legenda pela qual foi eleito em 2022 com 104.969 votos. A decisão ocorre após sucessivos desgastes internos, motivados principalmente pela presença frequente do parlamentar em eventos oficiais ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Embora reconheça afinidade com o chefe do Executivo estadual, Oliveira afirmou que o PRD, sua nova sigla, não fará parte nem da base governista nem da oposição liderada pelo ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Segundo ele, a legenda adotará postura de independência.

O parlamentar revelou que o PRD trabalha com uma lista de 21 pré-candidatos a deputado federal e 32 a deputado estadual para 2026, com expectativa de eleger de sete a oito deputados estaduais e pelo menos três federais. Para o Senado, a aposta será no ativista da causa animal Marcell Moraes, que retorna à cena política após ter o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2020, por abuso de poder econômico e propaganda antecipada.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.