Home
/
Notícias
/
Política
/
Otto Filho agradece indicação ao TCE, diz estar 'preparado', mas ainda não conversou com Jerônimo
Otto Filho agradece indicação ao TCE, diz estar 'preparado', mas ainda não conversou com Jerônimo
PSD e governo têm votos para garantir sabatina sem resistência; irmão desponta para disputar vaga de federal
Por Evilásio Júnior
02/12/2025 às 06:00

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
O deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) comentou, em nota enviada ao Blog do Vila, a indicação de seu nome para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). A escolha foi formalizada pelo PSD após reunião conjunta de suas bancadas federal e estadual.
O parlamentar afirmou que ainda não conversou com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o assunto — a decisão final cabe ao petista, que incluiu a definição do indicado no contexto das negociações para a chapa majoritária de 2026.
Nos bastidores, porém, a avaliação é de que o nome de Otto Filho não enfrentará resistência na Assembleia Legislativa. O PSD tem nove deputados estaduais, dentro de uma base governista de 43 parlamentares. Para aprovação, são necessários 32 votos — número facilmente alcançado pelo governo.
A movimentação também reorganiza o tabuleiro interno do PSD. Caso Otto Filho avance para o TCE, seu irmão Daniel Figueiredo de Alencar já é tratado como favorito para disputar a vaga de deputado federal da família nas eleições de 2026. A irmã dele, Isadora Félix Alencar, corre por fora.
O que disse Otto Filho
Na nota, o deputado afirma ter recebido a indicação com “alegria e entusiasmo” e agradeceu lideranças do PSD e de outras siglas.
“A indicação do meu nome para o cargo de conselheiro do TCE, através do presidente estadual e senador Otto Alencar, representando todos os deputados estaduais e federais, foi recebida por mim com muita alegria e entusiasmo”, declarou
Ele reforçou que aguarda a definição do governador antes da etapa de sabatina na Alba. “Agora aguardo a decisão do governador Jerônimo Rodrigues […] para que depois se possa na Alba conversar e passar pela sabatina dos deputados da Bahia, sempre com muita humildade e respeito”, disse
Otto Filho também disse estar pronto para assumir a função: “Sinto-me preparado para o cargo e, se for da vontade do governador e de Deus, abraçarei mais essa missão com bom senso, equilíbrio, honestidade e muito trabalho”.

