/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Projeto de Pancadinha proíbe condenados por crimes contra crianças de assumir cargos públicos na Bahia

Projeto de Pancadinha proíbe condenados por crimes contra crianças de assumir cargos públicos na Bahia

Deputado do Solidariedade defende proteção integral e diz que nenhuma forma de violência deve ser tolerada em ambientes institucionais

Por Redação

26/08/2025 às 08:17

Atualizado em 27/08/2025 às 12:33

Foto: Vaner Casaes / AL-BA

O deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade) protocolou um projeto de lei que pretende proibir que pessoas condenadas por crimes contra crianças e adolescentes possam ocupar cargos, empregos ou funções públicas na Bahia.

A proposta se aplica tanto à administração direta quanto à indireta, e alcança cargos em comissão ou de confiança, admissões em concursos — inclusive durante o estágio probatório — bem como contratações temporárias. A restrição permanece pelo período correspondente à pena imposta, inclusive seus efeitos secundários, salvo decisão judicial em sentido contrário.

Segundo Pancadinha, a medida é uma forma de reforçar a proteção integral e prioritária prevista na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Nenhuma forma de violência, negligência ou exploração pode ser tolerada em ambientes institucionais”, afirmou o parlamentar.

Ainda não há prazo para a proposta, que também não foi julgada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ser votada em plenário.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.