Oficial: PDT retorna à base do governo petista na Bahia
O evento foi realizado menos de 24h após a legenda entregar os cargos que mantinha na Prefeitura de Salvador
Por Redação
30/04/2025 às 16:12
Atualizado em 30/04/2025 às 19:14

Foto: Divulgação
O PDT está oficialmente de volta à base do Governo da Bahia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30), durante uma reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente estadual da agremiação, o deputado federal Félix Mendonça Júnior. Participaram ainda representantes do partido, entre integrantes da direção, prefeitos, vice-prefeitos e ex-gestores municipais, além de gestores da máquina estadual.
O evento foi realizado no Real Classic Bahia Hotel, no bairro da Pituba, em Salvador, menos de 24h após a legenda entregar os cargos que mantinha na Prefeitura de Salvador.
Dos oito prefeitos da sigla, seis estiveram presentes: Keinha Jesus (Araci), Heldinho Macedo (Euclides da Cunha), Valtécio Aguiar (Caetité), José Luiz (Barra do Rocha), Girlei Lage (Santa Cruz Cabrália) e Devani Pereira (Cordeiros). Os dois últimos estavam na oposição, mas declararam apoio a Jerônimo em discursos. Os demais já acompanhavam o governador, conforme entendimento com o partido. O gestor de Gentio do Ouro, Cícero França, não pode estar presente, mas enviou como representante o antecessor, Robério Cunha.
Entre os ex-prefeitos, dois ocuparam lugar de destaque no encontro: Luciano Pinheiro, de Euclides da Cunha, e Silva Neto, de Araci, que são as principais apostas pedetistas para a disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa em 2026.
"Fizeram aqui uma analogia com um baralho. Quem brinca de baralho sabe que quando a carta é importante, vamos cavar até achar. Estamos cavando a carta do 12 há muito tempo, para estarmos um ao lado do outro. E essa relação aqui foi construída com muita maturidade e paciência. São dois partidos que, se eu não puder usar a palavra irmãos, são primos próximos. Estão juntos, inclusive, no governo federal", declarou Jerônimo.
"O movimento que estamos fazendo aqui hoje tem como foco melhorar a vida das pessoas nas cidades governadas pelo PDT. Claro, tem todo o componente político também, a exemplo do fortalecimento do partido para 2026, nas eleições proporcionais. Queremos eleger mais estaduais e mais federais. Mas a pauta principal é ajudarmos a mudar a Bahia", declarou Félix, que foi o anfitrião do evento.