Home
/
Notícias
/
Política
/
PT realiza eleições internas na Bahia; Tássio e Jonas disputam comando estadual da legenda
PT realiza eleições internas na Bahia; Tássio e Jonas disputam comando estadual da legenda
Com cinco candidaturas estaduais e favoritismo de Ana Carolina na capital, votação define rumos internos do partido; resultado será divulgado na terça-feira (8)
Por Redação
07/07/2025 às 08:16
Atualizado em 08/07/2025 às 09:00

Foto: Divulgação
Filiados do PT em todo o país participaram neste domingo (6) do Processo de Eleições Diretas (PED) para renovar as direções municipais, estaduais e nacional do partido. Na Bahia, foram registradas 480 candidaturas municipais e 63 zonais.
A votação ocorreu das 9h às 17h, e o resultado oficial será divulgado na próxima terça-feira (8). Antes, o atual presidente estadual da legenda, Éden Valadares, concede entrevista coletiva nesta segunda-feira (7), às 16h, na sede da agremiação, na Rua Ilhéus, Rio Vermelho, 143, para fazer um balanço parcial da disputa.
Na corrida pela sucessão de Éden — eleito em 2019 e fora da disputa por decisão própria — cinco nomes se colocaram: Gabriel Cavalcante, Jonas Paulo, Paulo Riela, Rodrigo Pereira e Tássio Brito. Este último, militante do MST, é apoiado pelo senador Jaques Wagner e desponta como favorito.
Jonas Paulo, ex-presidente da sigla, é apontado como principal adversário e tem feito críticas à condução atual do partido, acusando-a de se afastar das bases. Defensores de Tássio argumentam que ele representa a continuidade da renovação geracional iniciada por Éden.
O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, preferiram não se envolver diretamente na disputa.
Capital baiana
Em Salvador, a presidência do diretório municipal também é disputada por cinco chapas. A favorita é Ana Carolina, militante da Marcha Mundial de Mulheres, que tem apoio de pelo menos 60% das correntes internas. Ela unificou candidaturas e conta com o endosso do grupo de Tássio Brito.
Também disputam Bete Wagner, a chapa Gilcimar Brito–Marli Carrara–Petra Peron, Professora Marize e Uarlen.