Home
/
Notícias
/
Política
/
Servidores protestam por Planserv e Alba aprova 19 projetos em sessão movimentada
Servidores protestam por Planserv e Alba aprova 19 projetos em sessão movimentada
Manifestação pacífica marcou o plenário; mudanças no plano de saúde geram apreensão, enquanto deputados avançam em votações do Executivo e de autoria parlamentar
Por Redação
10/09/2025 às 08:00

Foto: Sandra Travassos / AL-BA
O Primeiro Expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta terça-feira (9), foi marcado por uma manifestação pacífica de servidores estaduais em defesa do Planserv. Com faixas de “Devolva o meu Planserv” e “Governador, não deixe o servidor morrer”, os trabalhadores chegaram em um minitrio e ocuparam as galerias da Casa de forma ordeira.
A mobilização ocorreu após a troca na coordenação do plano de saúde, com a exoneração de Maria do Socorro Brito e a nomeação de Luiz Eduardo Barreto Perez. Os servidores temem que a mudança interrompa as negociações de melhorias em curso.
Responsável pela condução da sessão, o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), buscou acalmar os ânimos e garantiu que o grupo de trabalho criado para discutir propostas de aprimoramento será mantido. Ele afirmou que as sugestões já apresentadas não serão descartadas e que uma reunião com o novo gestor deve ser marcada assim que ele assumir plenamente as funções.
Na mesma sessão, já sob o comando da presidente Ivana Bastos (PSD), os deputados aprovaram 19 matérias, entre elas dois projetos de autoria do Executivo. O PL 25.865/2025 assegura às pessoas em situação de rua o direito de obter a Carteira de Identidade gratuitamente, e o PL 25.897/2025 amplia de 24 para 36 meses o prazo de convocação de policiais militares da reserva para atuação na PM e no Corpo de Bombeiros, com possibilidade de prorrogação.
As votações ocorreram por acordo entre governo e oposição, representados por Rosemberg e Tiago Correia (PSDB). Também foram apreciados três projetos de utilidade pública, sete proposições de autoria parlamentar e sete Comendas Dois de Julho.