Prefeitura de Salvador vai transferir sede para o Palácio da Sé
Decisão judicial obriga desocupação do Palácio Thomé de Souza; destino do prédio histórico ainda será definido
Por Redação
23/09/2025 às 07:13

Foto: Evilásio Júnior
A Prefeitura de Salvador vai transferir sua sede para o Palácio da Sé, no Centro Histórico, em cumprimento à decisão judicial que obriga a retirada do Palácio Thomé de Souza da Praça Municipal. Segundo informações do Correio, a expectativa do prefeito Bruno Reis (União Brasil) é de que a mudança ocorra ainda este ano, com a administração municipal em pleno funcionamento no novo espaço a partir de janeiro de 2026.
De acordo com a publicação, Bruno tem dito a interlocutores que lamenta a determinação e tentou postergar ao máximo o processo, mas precisa cumprir a ordem da Justiça. O destino do atual Palácio Thomé de Souza, projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, ainda está em discussão. Entre as alternativas, estão a criação de um mirante ou de um espaço gastronômico.
A gestão municipal também avalia ceder o Palácio Thomé de Souza à Universidade Federal da Bahia (Ufba). A prefeitura já abriu conversas com a instituição para viabilizar a cessão, com a ideia de que o prédio seja preservado e utilizado em atividades acadêmicas, a fim de se tornar objeto de estudo e pesquisa para as próximas gerações.