Home
/
Notícias
/
Política
/
Deputado aciona Justiça contra prefeito de Cruz das Almas após fala com conotação racista
Deputado aciona Justiça contra prefeito de Cruz das Almas após fala com conotação racista
Robinson Almeida acusa Ednaldo Ribeiro de injúria racial, calúnia eleitoral e crime contra a honra após entrevista polêmica
Por Redação
01/07/2025 às 07:36
Atualizado em 01/07/2025 às 14:10

Foto: Sandra Travassos / AL-BA
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) anunciou que vai acionar judicialmente o prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), após declarações ofensivas feitas durante entrevista à Rádio Excelsior Recôncavo, na última quinta-feira (26).
Na fala, o gestor utilizou um termo de conotação racista ao se referir ao parlamentar como “nigrinha de ponta de rua”, além de insinuar que a campanha de Robinson teria sido financiada com recursos desviados da Prefeitura, ainda na gestão do ex-prefeito Orlandinho (PT), encerrada em 2020.
As acusações ocorreram em meio à repercussão do pedido de empréstimo de R$ 60 milhões feito pela atual gestão, logo após os gastos de quase R$ 10 milhões com o São João deste ano.
“Essas falas ultrapassaram todos os limites da civilidade e da legalidade. Não me calarei diante disso”, reagiu Robinson. O petista vai mover ações nas esferas criminal, cível e eleitoral, com base nos crimes de calúnia, difamação, injúria e calúnia eleitoral, além de injúria racial, que é considerada crime inafiançável e imprescritível.
“Não se trata apenas de proteger minha honra pessoal, mas de impedir que a política se torne um espaço de violência verbal, desinformação e racismo institucionalizado”, completou o parlamentar.