/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Aeroportos de Paulo Afonso e Lençóis passam a ser administrados pela concessionária de Guarulhos

Aeroportos de Paulo Afonso e Lençóis passam a ser administrados pela concessionária de Guarulhos

GRU Airport levou 12 dos 13 aeroportos regionais ofertados no leilão do governo federal; unidade de Guanambi ficou sem proposta

Por Evilásio Júnior

27/11/2025 às 12:22

Foto: Divulgação / GOVBA

Os aeroportos de Paulo Afonso e Lençóis, dois dos principais terminais regionais da Bahia, vão passar a ser administrados pela GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país. A empresa arrematou 12 dos 13 aeroportos ofertados no leilão realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos nesta quinta-feira (27), dentro do programa AmpliAr.

A disputa ocorreu sem concorrência e sem nenhum deságio — ou seja, a concessionária aceitou integralmente o valor previsto pelo governo para a contraprestação. Na Bahia, apenas os aeroportos de Paulo Afonso e Lençóis receberam propostas.

Já o aeroporto de Guanambi não atraiu interessados e repetiu a dificuldade de outros terminais regionais no país, como Tarauacá (AC), Itaituba (PA), Parintins, Itacoatiara e Barcelos (AM).

Além das unidades baianas, a GRU Airport assumirá aeroportos em estados como Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Rondônia. O único terminal que teve disputa foi o de Jericoacoara (CE), arrematado pela Fraport Brasil após oferta com 100% de deságio.

Com as novas aquisições, as concessionárias solicitarão reequilíbrio de contratos à Anac para absorver a gestão dos aeroportos adicionados à concessão principal.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.