/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ponte Salvador-Itaparica: governo anuncia início das obras para 4 de junho de 2026, a quatro meses da eleição

Ponte Salvador-Itaparica: governo anuncia início das obras para 4 de junho de 2026, a quatro meses da eleição

Afonso Florence anunciou data em audiência na AL-BA; promessa já foi feita em gestões de Wagner e Rui Costa

Por Redação

18/09/2025 às 07:08

Foto: Sandra Travassos / AL-BA

O secretário-chefe da Casa Civil, Afonso Florence, anunciou nesta quarta-feira (17) que as obras da ponte Salvador-Itaparica terão início oficial em 4 de junho de 2026. A declaração foi feita durante apresentação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Florence informou que já foram concluídas sondagens e estão em andamento as autorizações ambientais para instalação da plataforma provisória e dragagem. Segundo ele, a partir do primeiro semestre de 2026 será possível visualizar os primeiros trabalhos na Baía de Todos-os-Santos.

Prometida desde 2009 pelo então governador Jaques Wagner (PT),com previsão de inauguração em 2013, e novamente prometida pelo ex-governador Rui Costa (PT) em 2019, a ponte já teve outros prazos anunciados, mas nunca saiu do papel. A nova previsão surge a quatro meses das eleições de 2026, quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tentará a reeleição.

Na audiência, mediada pela presidente da AL-BA, Ivana Bastos (PSD), o CEO da concessionária responsável pela obra, Cláudio Villas Boas, detalhou as etapas de execução e destacou a utilização do Estaleiro Paraguaçu, em Maragogipe, como canteiro principal para a fabricação de peças metálicas e pré-moldados.

Ele afirmou ainda que o Estado já discute a criação de cursos de formação para trabalhadores locais. A expectativa é iniciar o processo de capacitação ainda em 2025 para garantir mão de obra das comunidades afetadas diretamente pelo empreendimento.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.