Home
/
Notícias
/
Política
/
Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
Com reunião na próxima semana, colegiado da Câmara de Salvador inicia rito que pode resultar desde advertência até cassação do vereador
Por Evilásio Júnior
21/08/2025 às 06:00

Foto: Evilásio Júnior
O corregedor da Câmara Municipal de Salvador, Alexandre Aleluia PL), recebeu nesta quarta-feira (20) a defesa do vereador Hamilton Assis (PSOL) à representação que tramita no Conselho de Ética. O processo investiga suposta quebra de decoro parlamentar, no episódio da invasão do plenário por servidores na polêmica sessão do dia 22 de maio.
Segundo o rito definido pelo colegiado, apurado pelo Blog do Vila, a primeira etapa será a reunião do Conselho, marcada para a próxima quarta-feira, às 10h, quando serão discutidos os principais pontos da peça enviada pelo pessolista.
Em seguida, cópias da representação e da defesa serão entregues a cada um dos cinco integrantes do Conselho: Cláudio Tinoco (União Brasil), Cris Correia (PSDB), Duda Sanches (União Brasil), Marta Rodrigues (PT) e Hélio Ferreira (PCdoB). Eles terão uma semana para estudar o caso antes da designação de um relator, que apresentará parecer para ser votado internamente no colegiado.
Caso o parecer seja aprovado, seguirá para votação no plenário da CMS, sob comando do presidente Carlos Muniz (PSDB). Basta maioria simples para que a abertura do processo seja autorizada. Se rejeitado no Conselho ou no plenário, o caso será arquivado.
A punição para Hamilton pode variar desde uma advertência até a cassação do mandato, caso o rito seja concluído com decisão favorável à representação.