Home
/
Notícias
/
Política
/
Com defesa pronta, Hamilton Assis se diz 'confiante' em arquivamento de representação na Câmara
Com defesa pronta, Hamilton Assis se diz 'confiante' em arquivamento de representação na Câmara
Vereador do PSOL alega falta de fundamentação em denúncia e espera que Aleluia "seja imparcial"
Por Evilásio Júnior
20/08/2025 às 06:01

Foto: Evilásio Júnior
O vereador Hamilton Assis (PSOL) confirmou que sua defesa à representação protocolada contra ele na Câmara Municipal de Salvador já está pronta e será apresentada nesta quarta-feira (20), prazo final definido pela Casa.
A denúncia partiu de um cidadão identificado como Pedro Ivo, que acusa o parlamentar de ter incentivado os tumultos durante a sessão do último dia 22 de maio, quando servidores municipais invadiram o plenário em protesto contra o reajuste salarial aprovado pelo Legislativo.
Em entrevista ao Blog do Vila, Hamilton afirmou que a peça foi construída com apoio de juristas, entre eles o advogado e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Samuel Vida, e sustentará a tese de que não há base material para manter a denúncia.
"Estamos levantando a tese da falta de fundamentação e de base material. Primeiro, porque eu não estava lá [no momento da invasão do plenário pelos servidores]. Segundo, porque o problema já não existia quando cheguei, já estava em negociação e depois houve a votação normalmente. Acusar de falta de decoro ou de solidariedade é completamente infundado" disse.
O pessolista acrescentou que não há provas concretas que justifiquem o processo. "A narrativa construída não se sustenta. Não tem provas reais que justifiquem a representação", completou.
Hamilton ainda apostou na credibilidade da análise pelo Conselho de Ética, presidido por Alexandre Aleluia (PL).
"Estou confiante. Eu espero que ele seja imparcial e acredito que assim procederá. Talvez consigamos o arquivamento, porque a Casa tem outras questões para debater. Se ficarmos alimentando tudo que é picuinha ou representação, não vamos conseguir trabalhar. Tudo vai virar quebra de decoro parlamentar", afirmou.
Além de Aleluia, o colegiado é composto pelos vereadores Cláudio Tinoco (União Brasil), Cris Correia (PSDB), Duda Sanches (União Brasil), Marta Rodrigues (PT) e Hélio Ferreira (PCdoB).