Home
/
Notícias
/
Política
/
Aleluia critica criação de secretaria e ironiza Jerônimo, mas promete construir ponte
Aleluia critica criação de secretaria e ironiza Jerônimo, mas promete construir ponte
Pré-candidato do Novo usa exemplo do túnel Santos-Guarujá para atacar criação da Seponte, mas garante apoio à obra baiana
Por Evilásio Júnior
11/09/2025 às 06:00

Foto: Divulgação
O ex-deputado federal José Carlos Aleluia (Novo), pré-candidato ao governo da Bahia, criticou a criação da Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), proposta pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A nova estrutura terá caráter provisório e será responsável pela implantação do sistema viário até que a gestão seja transferida para uma Parceria Público-Privada (PPP).
Em vídeo enviado ao Blog do Vila, o ex-parlamentar comparou a medida ao modelo adotado em São Paulo para o túnel submerso Santos-Guarujá, no litoral paulista, e classificou a decisão como equivocada. Lá foi realizado um leilão, vencido pela empresa portuguesa Mota-Engil Latam Portugal, que terá 30 anos de concessão e será responsável pela execução, operação e manutenção da estrutura. O empreendimento, avaliado em R$ 6,8 bilhões, contará com recursos estadual, federal e privado, sem criação de uma pasta dedicada ao projeto.
"Tomei conhecimento que o governador Jerônimo, da Bahia, criou uma secretaria para construir a Ponte Salvador-Itaparica. A minha observação é uma só. Perguntem ao governador Tarcísio [de Freitas], de São Paulo, qual é o nome da secretaria que ele criou para construir o túnel do Guarujá?", indagou.
Apesar da crítica à Seponte, Aleluia diz que, se for eleito, a obra será realizada. "No meu governo, eu vou acabar com a secretaria, mas vou construir a ponte", prometeu.
Com investimento estimado em R$ 12 bilhões, entre recursos privados e contrapartida estadual, a Ponte Salvador-Itaparica tem início das obras previsto para junho de 2026 e entrega estimada em 2031.