/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Protesto em Salvador reúne artistas e movimentos contra PEC da Blindagem e PL da Anistia

Protesto em Salvador reúne artistas e movimentos contra PEC da Blindagem e PL da Anistia

Manifestação no Cristo da Barra fez parte de atos nacionais contra medidas que beneficiam parlamentares e condenados do 8 de Janeiro

Por Redação

22/09/2025 às 07:05

Foto: Reprodução / Instagram @lanlanhoficial

Salvador foi palco, neste domingo (21), de uma das manifestações nacionais contra a chamada PEC da Blindagem e o PL da Anistia. O ato começou pela manhã, no Cristo da Barra, e ganhou força com a participação de artistas como Daniela Mercury, Wagner Moura, Nanda Costa e Lan Lanh, que subiram em um trio elétrico para reforçar o coro contra as propostas em debate no Congresso.

“Estamos juntos lutando pela democracia brasileira, contra anistia, que já foi julgada pelo Supremo, de forma adequada, respeitando o Estado Democrático de Direito e todo processo legal. A gente não aceita que ela seja ressuscitada a qualquer custo”, afirmou Daniela, sob aplausos dos manifestantes. Já Wagner ironizou a atuação do Congresso, que disse lhe dar "preguiça", e exaltou a "democracia brasileira, que é exemplo para o mundo".

O protesto, organizado por movimentos de esquerda, reuniu faixas e cartazes com frases como “PEC da Bandidagem” e “Sem Anistia”. As críticas se concentram em duas frentes:

A PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara na última semana, que limita a possibilidade de abertura de ações penais contra deputados e senadores no Supremo Tribunal Federal. O texto agora depende do Senado, onde deve enfrentar resistência.

O PL da Anistia, prioridade da oposição, que busca perdoar condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. A proposta teve regime de urgência aprovado e pode ser votada a qualquer momento no plenário.

Além de se posicionar contra as duas medidas, o ato também serviu de palco para críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aliado da extrema-direita brasileira.

Salvador figurou entre as capitais que registraram maior mobilização no país.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.