/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Prisão de Bolsonaro gera reação imediata na Bahia e amplia tensão política

Prisão de Bolsonaro gera reação imediata na Bahia e amplia tensão política

Aliados baianos classificam decisão do STF como “perseguição”, “ato cruel” e “psicopatia”; clima nacional se agrava após ruptura da tornozeleira e risco de fuga apontado por Moraes

Por Redação

22/11/2025 às 09:06

Foto: Divulgação

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, na manhã deste sábado (22), teve forte repercussão entre aliados na Bahia.

O ex-chefe do Executivo foi detido após a Polícia Federal comunicar a violação da tornozeleira eletrônica e risco de fuga, agravado pela vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em frente ao condomínio onde o pai cumpria prisão domiciliar.

Na decisão, o magistrado citou a tentativa prévia de buscar asilo na Embaixada da Argentina, a possibilidade de obstrução da fiscalização por meio da mobilização de apoiadores e a proximidade da residência de Bolsonaro com o setor das embaixadas em Brasília.

Na Bahia, o presidente estadual do PL, João Roma, reagiu com dureza. Para ele, a prisão é “injustificável, desproporcional e preocupante”, parte de uma “perseguição evidente” contra o ex-presidente. Roma afirmou que o episódio visa “pressionar e destruir Bolsonaro” e classificou a medida como um “ato de crueldade” diante das condições de saúde do aliado, ainda afetado pelas sequelas da facada de 2018.

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) também criticou a decisão. Ele chamou a ação de “perseguição política”, disse que Moraes protagoniza o “ápice da psicopatia” e afirmou que “o sistema tenta silenciar o maior líder da direita". O parlamentar prometeu seguir mobilizado contra o que considera uma "injustiça".

Bolsonaro permanece na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, em uma Sala de Estado, destinada a ex-presidentes.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.