Home
/
Notícias
/
Política
/
Câmara de Salvador deve votar mudanças na Louos; oposição promete resistência
Câmara de Salvador deve votar mudanças na Louos; oposição promete resistência
Projeto do prefeito Bruno Reis pode ser apreciado já nesta quarta (10), mas bancada da minoria, liderada por Aladilce Souza, aponta riscos de favorecimento à especulação imobiliária
Por Evilásio Júnior
09/09/2025 às 08:09

Foto: Antonio Queirós / CMS
Uma reunião no colégio de líderes da Câmara Municipal de Salvador, marcada para esta terça-feira (9), tentará marcar a votação do Projeto de Lei 175/2024, que propõe alterações na Lei de Ordenamento, Uso e Ocupação Solo (Louos), para esta quarta (10). A informação foi apurada pelo Blog do Vila com integrantes da base governista.
A proposta será a primeira das 15 enviadas à Casa pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) a ser apreciada pelos vereadores. Entre as matérias, duas foram retiradas da pauta pelo próprio Executivo, mas apenas cinco foram lidas. Ou seja, oito sequer começaram a tramitar no Legislativo, apesar da promessa do presidente Carlos Muniz (PSDB) de destravar o andamento na semana passada.
Nesta segunda (8), mais uma vez a sessão contou com baixo quórum (32), ausência do tucano no comando da Mesa Diretora e foi encerrada por volta das 16h sem discussões relevantes.
Em relação à Louos, a líder da oposição Aladilce Souza (PCdoB) pediu vista da matéria por ela ser "complexa" e "mexer com legislações estruturantes", a exemplo da Lei das Áreas de Proteção Ambiental e o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), e "favorecer a especulação imobiliária". Ela prometeu mobilizar a bandada da oposição para tentar barrar a votação.