Home
/
Notícias
/
Política
/
Eliete Paraguassu cita 'capitães do mato' e é chamada de 'racista' por Sandro Filho
Eliete Paraguassu cita 'capitães do mato' e é chamada de 'racista' por Sandro Filho
Vereador do PP promete acionar Comissão de Ética contra colega do PSOL após fala considerada ofensiva; presidente da Casa tentou conter ânimos
Por Redação
06/08/2025 às 09:46
Atualizado em 07/08/2025 às 11:24

Foto: Antonio Queirós / CMS
A sessão ordinária desta terça-feira (5) na Câmara Municipal de Salvador foi marcada por um intenso bate-boca entre os vereadores Eliete Paraguassu (PSOL) e Sandro Filho (PP), após a pessolista afirmar que “ainda existem capitães do mato” atuando em espaços institucionais da cidade.
“Ainda existem os capitães do mato, que cumprem esse papel vergonhoso, humilhante, nessa cidade. A gente se depara, no século 21, com capitão do mato dentro de espaços que não deveriam estar”, disse Eliete, durante fala em defesa da pauta ambiental.
A declaração provocou reação imediata de Sandro Filho, que se sentiu diretamente ofendido. “A senhora disse que aqui dentro tem ‘capitão do mato’. Chamar alguém dessa forma, para mim, é tão racista quanto ofender uma pessoa pela cor da pele. Eu quero que a senhora diga quem é este capitão do mato”, afirmou o parlamentar, que anunciou que vai protocolar uma representação contra Eliete na Comissão de Ética da Casa.
Diante do acirramento dos ânimos, o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), precisou intervir. Ele pediu que os parlamentares respeitassem os tempos regimentais de fala e sugeriu que o debate fosse retomado na sessão desta quarta-feira (6).