/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Comissão de Ética arquiva denúncia contra Claudio Tinoco

Comissão de Ética arquiva denúncia contra Claudio Tinoco

Vereador foi acusado de atos de violência política de gênero e raça por Eliete Paraguassu, mas denúncia foi considerada infundada após análise da Câmara Municipal de Salvador

Por Redação

03/09/2025 às 12:54

Foto: Evilásio Júnior

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Salvador arquivou nesta quarta-feira (3) a denúncia apresentada contra o vereador Claudio Tinoco (União Brasil). 

O processo teve origem em uma Notícia de Fato registrada junto à 1ª Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público da Bahia, que questionava supostos atos de violência política de gênero e raça contra a vereadora Eliete Paraguassu (PSOL).

O MP encaminhou o caso ao Conselho de Ética, que analisou a admissibilidade da denúncia. Na sessão, o colegiado seguiu o parecer do presidente do Conselho, vereador Alexandre Aleluia (PL), e considerou que não havia elementos suficientes para dar andamento ao processo.

Tinoco entregou uma defesa com 76 páginas de documentos, incluindo declarações de 30 vereadores presentes à sessão que confirmaram a inexistência de falas racistas, misóginas ou discriminatórias.

O próprio vereador pontuou que a ata da sessão, aprovada pela denunciante, não registrou qualquer ofensa.

Em nota à imprensa, Tinoco afirmou que a denúncia era "infundada": "Apresentei defesa consistente, com testemunhos que comprovam isso. Recebo a decisão da Comissão com serenidade e sigo, como sempre estive em meus mandatos anteriores, concentrado no trabalho que a população de Salvador espera de mim".

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.