Home
/
Notícias
/
Política
/
Delegada Gabriela Garrido assume vaga na Câmara de Vitória da Conquista após cassação por fraude à cota de gênero
Delegada Gabriela Garrido assume vaga na Câmara de Vitória da Conquista após cassação por fraude à cota de gênero
Suplente do PV toma posse nesta sexta (1º), após anulação dos votos do Avante nas eleições de 2024
Por Redação
29/07/2025 às 08:07

Diplomada na última sexta-feira (26) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a delegada Gabriela Garrido (PV) tomará posse como vereadora de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (1º), antes da primeira sessão ordinária do segundo semestre legislativo.
A mudança foi provocada pela cassação do mandato de Natan da Carroceria (Avante), determinada pela Justiça Eleitoral por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. O TRE entendeu que o partido utilizou candidatas fictícias – as chamadas “laranjas” – apenas para cumprir a exigência legal de, no mínimo, 30% de candidaturas femininas.
Com a decisão, todos os votos recebidos pelo Avante foram anulados, o que resultou na perda do mandato de Natan. A vaga passou para a primeira suplente da Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB). Gabriela obteve 2.301 votos no último pleito.
Em nota, o Avante informou que acatará a decisão do TRE, mas o vereador cassado ainda aguarda julgamento de recurso e não descarta levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).