Home
/
Notícias
/
Política
/
Hilton Coelho diz que meta do PSOL em 2026 é formar bancada coletiva e eleger federal
Hilton Coelho diz que meta do PSOL em 2026 é formar bancada coletiva e eleger federal
Único deputado do partido na Alba aposta em crescimento e protagonismo crítico na majoritária
Por Evilásio Júnior
02/01/2026 às 06:00

Foto: Evilásio Júnior
Único representante do PSOL na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Hilton Coelho afirmou que o principal desafio do partido em 2026 será ampliar sua presença institucional, com a formação de uma bancada coletiva no Legislativo estadual e a eleição do primeiro deputado federal da sigla na Bahia.
“O desafio é ter bancada coletiva na Alba, eleger deputado federal e expressar um desempenho que mostre às pessoas o que está sendo a Bahia na majoritária”, afirmou em entrevista ao Blog do Vila.
Além de Hilton, a principal aposta estadual da legenda é Kléber Rosa, que disputou as duas últimas eleições majoritárias, para prefeito de Salvador (2024) e governador do Estado (2022). Já para a Câmara, os nomes mais cotados são os dos vereadores Hamilton Assis e Eliete Paraguassu.
De acordo com o parlamentar, o PSOL pretende se colocar como alternativa crítica ao atual cenário político. “A Bahia é mergulhada em potenciais, mas precisamos desbloquear esses potenciais”, disse, ao citar as pré-candidaturas de Ronaldo Mansur e Meire Reis como instrumentos para o debate.
Ao ser questionado sobre metas objetivas, de eleger dois estaduais e um federal, o deputado confirmou o plano. “Que nós tenhamos uma bancada coletiva e representação no Congresso Nacional também”, afirmou.
Hilton Coelho destacou que o partido busca crescer sem abrir mão da crítica estrutural ao modelo político vigente no estado.

