Home
/
Notícias
/
Política
/
Jerônimo endossa nome de Rui Costa e põe mais lenha na fogueira sobre formação da chapa de 2026
Jerônimo endossa nome de Rui Costa e põe mais lenha na fogueira sobre formação da chapa de 2026
Governador afirmou que o ministro da Casa Civil é “um nome justo” e que "não se faz omelete sem quebrar ovos"; semana passada, Rui sugeriu escolha baseada em pesquisa
Por Redação
27/10/2025 às 21:16

Foto: Joá Souza / GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta segunda-feira (27) que considera “justa” a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, na chapa majoritária para as eleições de 2026. A declaração foi dada durante o Encontro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura na Bahia (Fetag-BA), em Feira de Santana, e reforça o movimento interno do PT pela construção de uma chapa “puro-sangue” com nomes históricos da sigla.
“Na política, a gente segue a regra das omeletes — não se faz omelete sem quebrar ovos. Nós não estamos padecendo, estamos sofrendo o fato de termos três bons nomes. O nome de Rui Costa é justo, pela experiência e pela forma como ele ajuda o presidente Lula. É justo que a gente analise e tome uma decisão que una o grupo”, disse Jerônimo.
A fala ocorre em meio às articulações que envolvem o próprio Jerônimo, o senador Jaques Wagner e Rui Costa como possíveis integrantes da chapa majoritária petista. No cenário, o senador Ângelo Coronel (PSD), que busca a reeleição, ficaria fora da disputa.
Na semana passada, Rui Costa defendeu que a escolha dos nomes seja feita com base em pesquisas eleitorais, para avaliar quem tem melhor desempenho junto ao eleitorado. O levantamento deve orientar a decisão do grupo nos próximos meses, enquanto o PT tenta equilibrar a manutenção da unidade interna com a pressão de aliados da base.

