Alba aprova Josias Gomes e Otto Filho para o TCE
Indicações do governador Jerônimo Rodrigues passam pelo plenário, mas posse do deputado petista segue suspensa por decisão judicial
Por Redação
22/12/2025 às 16:00

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na tarde desta segunda-feira (22), o nome do deputado federal Josias Gomes (PT) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A votação foi realizada de forma secreta.
O petista obteve 43 votos, dos quais 39 favoráveis e quatro contrários. Ele foi indicado para ocupar a vaga aberta com a morte do conselheiro Pedro Lino, em 2024. Apesar da aprovação em plenário, o processo de posse permanece suspenso por decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que analisa questionamentos sobre a indicação.
Na mesma sessão, os deputados estaduais também aprovaram a indicação do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD). Ele recebeu 45 votos, com uma abstenção e um voto contrário, e irá substituir o conselheiro aposentado Antônio Honorato no TCE.
Tanto Otto Filho quanto Josias Gomes foram indicados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e passaram por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, em tramitação considerada célere nos bastidores do Legislativo.

