Home
/
Notícias
/
Política
/
Tendências do PSOL lançam manifesto em apoio à pré-candidatura de Kleber Rosa ao governo da Bahia
Tendências do PSOL lançam manifesto em apoio à pré-candidatura de Kleber Rosa ao governo da Bahia
Documento defende “esquerda raiz” e critica políticas do PT na área de segurança, educação e meio ambiente
Por Redação
01/07/2025 às 11:10
Atualizado em 01/07/2025 às 15:46

Foto: Divulgação
Sete correntes internas do PSOL lançaram, nesta terça-feira (1º), um manifesto em apoio à pré-candidatura de Kleber Rosa ao Governo da Bahia em 2026. O educador e ativista negro foi o segundo colocado nas eleições para a Prefeitura de Salvador em 2024 e, segundo o documento, representa a “esquerda raiz” com “a cara do PSOL”.
A defesa pela candidatura própria tem como base o desempenho eleitoral anterior e uma avaliação crítica dos 20 anos de governos liderados pelo PT no estado. “Queremos Kleber Rosa para governador!”, diz um dos trechos do manifesto, que também propõe um programa “ecossocialista” com foco na população negra, mulheres, comunidade LGBTQIA+, educação e serviços públicos.
Críticas ao PT e foco na segurança pública
Apesar de reconhecerem que o PT representa um bloqueio ao retorno do chamado “carlismo” — vinculado à elite política tradicional da Bahia —, os signatários acusam os governos petistas de aplicarem políticas “nocivas” à população, especialmente na segurança pública.
O documento aponta para o alto índice de letalidade policial no estado, com foco na atuação da Polícia Militar. “São nove anos seguidos liderando o triste anuário de segurança pública como a PM que mais mata no Brasil em números absolutos, mesmo sendo apenas o quarto estado mais populoso”, afirma o texto.
Correntes signatárias
O manifesto é assinado pelas seguintes tendências e coletivos internos do PSOL:
Resistência-PSOL
Insurgência-PSOL
Subverta-PSOL
Fortalecer-PSOL
Coletivo Palmares
Resiste-PSOL
Frente Nacional de Lutas (FNL)
O material completo foi divulgado junto ao texto-base do manifesto, que ainda será discutido em etapas internas do partido rumo à definição oficial da tática eleitoral para 2026.