Home
/
Notícias
/
Política
/
Relação entre Lula e Câmara se desgasta, e maioria dos deputados vê baixa chance de avanço da agenda do governo
Relação entre Lula e Câmara se desgasta, e maioria dos deputados vê baixa chance de avanço da agenda do governo
Crise do IOF acirra tensão entre Executivo e Legislativo; 57% dos parlamentares veem pouca chance de aprovação de pautas do Planalto
Por Redação
02/07/2025 às 08:09

Foto: Ricardo Stuckert / PR | Presidente da Câmara, Hugo Motta, e Lula, em cerimônia no Palácio do Planalto
Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2) pelo jornal O Globo, revelou um agravamento na relação entre o governo Lula (PT) e a Câmara dos Deputados, especialmente após a crise sobre o decreto que aumentava o IOF — revogado recentemente pelo Congresso.
De acordo com o levantamento, 51% dos deputados avaliam negativamente o relacionamento com o Executivo, ante 43% em maio. Já a avaliação positiva caiu de 22% para 18%.
O estudo ouviu 203 parlamentares (cerca de 40% da Câmara) entre os dias 7 de maio e 30 de junho. Ao todo, 46% classificaram o governo Lula como negativo, 27% como positivo e 24% como regular.
O desgaste se reflete também na percepção sobre a capacidade do Planalto de aprovar sua agenda legislativa: 57% acreditam que as chances de avanço são baixas, contra 47% em maio. Apenas 36% veem alta probabilidade de aprovação, e 7% não opinaram.
Entre os principais entraves apontados, 45% mencionaram a falta de articulação política do governo; 33% indicaram o impasse sobre a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro; 15%, a demora na liberação de emendas; e 6%, o mau funcionamento das comissões. Apenas 1% não soube ou preferiu não responder.