Home
/
Notícias
/
Política
/
Negromonte se despede do TCM-BA após 11 anos e abre vaga para indicação de Jerônimo
Negromonte se despede do TCM-BA após 11 anos e abre vaga para indicação de Jerônimo
Aposentadoria compulsória aos 75 anos abre nova disputa por vaga no tribunal; governador escolherá nome do Ministério Público de Contas
Por Redação
04/07/2025 às 07:00

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
O conselheiro Mário Negromonte se despediu nesta quinta-feira (3) do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), após completar 75 anos e atingir o limite para aposentadoria compulsória no serviço público.
Ex-deputado federal e filiado ao PP, ele integrou a Corte por 11 anos e será substituído por um representante do Ministério Público de Contas. A escolha cabe ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), com aval da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A favorita, nos bastidores, é Camila Vásquez, mulher do deputado federal e presidente estadual progressista, Mário Negromonte Júnior, filho do agora ex-conselheiro.
A sessão de despedida teve clima de homenagem. O conselheiro aposentado relatou e emitiu parecer prévio favorável, com ressalvas, às contas de 2022 das prefeituras de Feira de Santana, Santana e Serra do Ramalho.
O presidente do TCM, Francisco Netto, destacou a contribuição de Negromonte para o fortalecimento da Corte. “Perdemos não só o convívio com o homem público, mas também com o amigo”, afirmou.
Emocionado, Negromonte agradeceu as homenagens: “Carrego comigo a honra de ter contribuído para o fortalecimento do TCM. Aqui, não se trata apenas de examinar contas, mas de cuidar da integridade dos recursos públicos e da confiança da sociedade nas instituições democráticas.”
Agora, o nome do ex-congressista é especulado para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026.