/

Home

/

Notícias

/

Política

/

ACM Neto descarta permanência de ministros da federação União-PP no governo Lula até 2026

ACM Neto descarta permanência de ministros da federação União-PP no governo Lula até 2026

Ex-prefeito de Salvador reforça que ordem é deixar cargos em outubro; Sabino e Fufuca defendem permanência

Por Redação

19/08/2025 às 13:57

Foto: Betto Jr. / Divulgação

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, negou que a federação União-PP vá permitir que seus ministros permaneçam no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até 2026.

Segundo ele, “não há hipótese” de os titulares indicados pela federação aguardarem até abril de 2026 para deixar os cargos. A orientação, reforçou, é de que a saída ocorra até o fim de outubro, logo após a formalização da aliança junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A oficialização deve levar em média 45 dias para homologação.

“Essa decisão tem que ser tomada logo após a formalização da federação, em outubro. Não há essa hipótese de esperar até abril”, disse Neto em entrevista à coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.

No União-PP, há uma ala que defende a permanência de ministros até 2026, incluindo o titular do Turismo, Celso Sabino (União), e o dos Esportes, André Fufuca (PP-MA), ambos interessados em concorrer nas próximas eleições. A cúpula da federação, porém, pressiona para que os cargos sejam devolvidos ainda neste ano, com exceção dos espaços ligados ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.