Home
/
Notícias
/
Política
/
Olívia Santana critica 'poder econômico apodrecido' nas eleições e excesso de emendas parlamentares
Olívia Santana critica 'poder econômico apodrecido' nas eleições e excesso de emendas parlamentares
Pré-candidata a deputada federal, parlamentar denuncia "financeirização" da disputa eleitoral e diz que vai "lutar bravamente" para enfrentar deputados com mandato em 2026
Por Evilásio Júnior
24/09/2025 às 08:51

Foto: Evilásio Júnior
A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), pré-candidata à Câmara Federal, criticou duramente o que considera uma "financeirização" das eleições e o impacto do excesso de emendas parlamentares no processo democrático.
Em entrevista ao Blog do Vila, ela afirmou que deputados com mandato atualmente possuem quase dez vezes mais recursos em emendas do que antes, o que cria um desequilíbrio no cenário eleitoral e privilegia candidatos com apoio do poder econômico.
"Isso tem um impacto horroroso. O ministro [do STF] Flávio Dino está investigando casos de venda de emenda parlamentar, porque é uma usurpação considerável de parte do orçamento público, que não podemos apenas assistir. Mas estou pronta para enfrentar esse desafio e mostrar que é possível construir representações públicas mais legítimas", afirmou.
Olívia reforçou ainda o desafio de ser mulher preta na política baiana, ao lembrar que apenas uma foi eleita deputada federal na Bahia até hoje, Tia Eron (Republicanos), em 2014. "Aceitei o desafio sabendo que não será fácil. Coragem é o que não me falta. Vamos organizar o povo e fortalecer movimentos sociais para enfrentar esse poder econômico apodrecido", disse.
Sobre a meta de votos, ela destacou que acredita ser necessário atingir entre 100 e 120 mil votos para se eleger, e garantiu que vai lutar "bravamente" para alcançar o objetivo.