/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governador discute avanço da Ponte Salvador-Itaparica com acionistas chineses

Governador discute avanço da Ponte Salvador-Itaparica com acionistas chineses

Expectativa do governo baiano é assinar contrato definitivo e iniciar obras no prazo de até um ano

Por Redação

15/05/2025 às 06:48

Atualizado em 15/05/2025 às 13:41

Foto: Daniel Sena / GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reunirá nesta quinta-feira (15) com representantes das empresas China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), responsáveis pela construção da Ponte Salvador-Itaparica. 

Outros encontros já tinham sido realizados na quarta (14), logo após sua participação na reunião entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da China, Xi Jinping.

Durante as primeiras conversas, foram abordados pontos técnicos considerados fundamentais para viabilizar o início das obras, como a formação de mão de obra local, licenciamento ambiental, dragagem, vistos para trabalhadores estrangeiros e os resultados da sondagem encerrada em março.

“Foram duas reuniões extensas, a última com duração de três horas e participação da nossa equipe técnica da Bahia, de forma remota. Discutimos ponto a ponto as ações para acelerar e otimizar as atividades desse importante projeto para o nosso estado”, afirmou Jerônimo.

A expectativa do governo é de que a missão na China resulte na assinatura do contrato definitivo com o consórcio responsável pela obra. Com isso, o cronograma formal prevê até um ano para o início das intervenções e mais cinco anos para a entrega da ponte.

O custo total estimado do projeto é de R$ 10,3 bilhões, valor acordado entre o governo baiano e o consórcio em fevereiro de 2025, após mediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.