Home
/
Notícias
/
Política
/
Com trio elétrico e pedidos de anistia, bolsonaristas voltam às ruas na Bahia
Com trio elétrico e pedidos de anistia, bolsonaristas voltam às ruas na Bahia
Protestos ocorreram em Salvador, Feira de Santana e Barreiras com discursos contra Lula e Alexandre de Moraes e apelos a Trump
Por Redação
04/08/2025 às 07:43
Atualizado em 05/08/2025 às 08:50

Foto: Divulgação
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltaram a ocupar as ruas da Bahia neste domingo (3), em manifestações convocadas pelo movimento “Reaja Brasil”. Os protestos pediram anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, atacaram o Supremo Tribunal Federal (STF) e defenderam uma aliança internacional com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O principal ato no estado ocorreu em Salvador, na orla da Barra, cartão-postal da capital. Vestidos de verde e amarelo, com bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e de Israel, manifestantes iniciaram a mobilização por volta das 9h, no Farol da Barra, ao som do hino nacional e orações puxadas por um trio elétrico. Por volta das 14h, o grupo encerrou o trajeto de um quilômetro até o Cristo da Barra, em clima pacífico, sob acompanhamento da Polícia Militar.
O repertório político foram as críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pedidos de destituição do ministro Alexandre de Moraes e discursos inflamados contra o Supremo. Mas um novo elemento reforçou a narrativa: o recente atrito diplomático envolvendo o tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump contra produtos brasileiros. A base bolsonarista passou a defender que Bolsonaro só deveria interceder pelo Brasil se recebesse, em troca, a anistia dos réus de 8 de janeiro – uma lógica interpretada pelo STF como confissão de tentativa de extorsão contra o próprio Estado de Direito.
A movimentação contou com presença de políticos e quadros do Partido Liberal, além de militantes ligados a outras legendas da direita. Não houve estimativa oficial de público.
Manifestações semelhantes ocorreram em cidades do interior da Bahia. Em Feira de Santana, uma carreata percorreu o Centro pela manhã com “buzinaço” e bandeiras do Brasil. À tarde, um novo ato foi realizado na Avenida Getúlio Vargas. Já em Barreiras, no oeste baiano, os manifestantes se concentraram nas imediações da BR-242, entre o Centro Histórico e a rodoviária. Nas duas cidades, os protestos também ocorreram de forma pacífica.
Fora da Bahia, houve registros de atos similares em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.