Home
/
Notícias
/
Política
/
Rui Costa é citado como suspeito de vazar fala de Janja em reunião com Xi Jinping
Rui Costa é citado como suspeito de vazar fala de Janja em reunião com Xi Jinping
Ministro da Casa Civil é apontado como opositor da primeira-dama; Lula critica vazamento de conversa confidencial
Por Redação
14/05/2025 às 16:24
Atualizado em 15/05/2025 às 10:43

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), é apontado nos bastidores como o principal suspeito de vazar o conteúdo de uma conversa entre a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e o presidente da China, Xi Jinping, durante reunião reservada da comitiva brasileira em Pequim. A informação foi publicada inicialmente pelo G1 e repercutida pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
De acordo com os relatos, Janja teria pedido a palavra para comentar os efeitos nocivos do TikTok no Brasil, o que teria causado desconforto entre os presentes, inclusive à primeira-dama chinesa, Peng Liyuan. O episódio gerou mal-estar interno e acirrou tensões já existentes entre Janja e setores do governo.
Fontes próximas ao Planalto apontam o ex-governador da Bahia como desafeto da primeira-dama e responsável por críticas veladas à atuação e aos gastos dela. O histórico de embates reforçou as suspeitas de que o ministro teria articulado o vazamento da conversa reservada.
Questionado nesta quarta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repudiou o episódio. “A primeira coisa que eu acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa. Só estavam meus ministros, o Alcolumbre e o Elmar. Alguém teve a pachorra de ligar para um jornalista e contar algo muito confidencial”, criticou.
Lula ainda saiu em defesa da esposa: “O fato de minha mulher pedir a palavra é porque ela não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de rede digital do que eu e resolveu falar”.