Home
/
Notícias
/
Política
/
Rui Costa pode ser convocado por comissão do Congresso para explicar suposta espionagem ao Paraguai e crise na Abin
Rui Costa pode ser convocado por comissão do Congresso para explicar suposta espionagem ao Paraguai e crise na Abin
Ministro da Casa Civil é alvo de pressão de parlamentares e servidores após denúncias de espionagem e indiciamento do atual diretor-geral da agência
Por Redação
03/07/2025 às 08:30
Atualizado em 04/07/2025 às 12:33

Foto: Marcos Corrêa / PR
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), pode ser convocado pela Comissão de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso Nacional para prestar esclarecimentos sobre o caso da “Abin paralela” e a denúncia de espionagem contra o Paraguai.
A possibilidade foi confirmada pelo presidente do colegiado, deputado Filipe Barros (PL-PR), nesta quarta-feira (2). “Ainda não tem requerimento, mas é uma opção. Eu, pessoalmente, considero importante ouvir o ministro, já que a Abin está subordinada à Casa Civil”, disse à CNN.
Nesta quarta, em sessão restrita, os parlamentares ouviram o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Fernando Côrrea, que respondeu a perguntas sobre a suposta espionagem ao país vizinho, o indiciamento da Polícia Federal no caso da Abin paralela e questões internas da agência. As informações da audiência, por se tratar de tema sensível à segurança nacional, não são públicas.
Segundo a CNN, servidores da Abin presentes nas dependências da comissão pressionaram os parlamentares para que Rui Costa seja convocado. Apesar do indiciamento de Côrrea, o ministro tem defendido a permanência dele no cargo.
Os agentes também cobraram a saída do atual diretor-geral e reivindicaram nova regulamentação da carreira. No último dia 24 de junho, a Intelis – associação que representa os servidores da agência – aprovou indicativo de greve.