Rui Costa acusa Eduardo Bolsonaro e Zambelli de sabotarem o Brasil
Ministro diz que bolsonaristas atuam nos EUA contra o país para escapar de punições legais
Por Redação
30/07/2025 às 11:11
Atualizado em 31/07/2025 às 12:07

Foto: Wallisson Breno / PR
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), acusou os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) de agirem contra os interesses do Brasil para evitar consequências legais por seus próprios atos. Em publicações nas redes sociais nesta terça-feira (29), o ex-governador da Bahia classificou a atuação dos parlamentares como “traiçoeira”.
"Eduardo Bolsonaro assumiu publicamente que atua para sabotar a missão de senadores brasileiros nos Estados Unidos — uma comitiva que, inclusive, conta com parlamentares da oposição ao governo Lula", afirmou Rui.
O ministro também fez referência direta ao histórico de Zambelli, que foi presa na Itália nesta terça, e relembrou o episódio em que a deputada sacou uma arma e perseguiu um homem negro pelas ruas de São Paulo, às vésperas da eleição de 2022.
"É revoltante ver representantes eleitos agindo contra a própria nação apenas para escapar das penalidades legais que os aguardam", criticou.
Para Rui, o objetivo da dupla é “instrumentalizar o Brasil” para escapar da Justiça. "Estão dispostos a prejudicar nossa economia, nossos produtores e trabalhadores. Tudo para proteger a si mesmos", concluiu.
Bastidores da tarifa
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o início do ano e tem sido apontado como articulador informal da decisão do presidente Donald Trump de impor tarifas de 50% a produtos brasileiros.
A medida deve entrar em vigor na próxima sexta-feira (1º) e pode causar prejuízo bilionário ao Brasil.