Home
/
Notícias
/
Política
/
Rui Costa admite disputar o governo da Bahia em 2026 caso Jerônimo não decole, diz colunista
Rui Costa admite disputar o governo da Bahia em 2026 caso Jerônimo não decole, diz colunista
Ministro da Casa Civil avalia cenário para o Senado, mas pode tentar voltar ao Palácio de Ondina se reeleição de Jerônimo Rodrigues enfraquecer
Por Redação
19/05/2025 às 08:45
Atualizado em 20/05/2025 às 09:40

Foto: Antônio Queiroz/GOVBA
De olho nas eleições de 2026, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), tem manifestado interesse em disputar uma das vagas ao Senado Federal pela Bahia, possivelmente em chapa com o também senador Jaques Wagner (PT), que deve tentar a reeleição. No entanto, segundo a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, Rui não descarta uma candidatura ao governo da Bahia.
A avaliação do ministro é de que, caso o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não consiga sustentar uma candidatura competitiva à reeleição, ele mesmo poderá retornar ao páreo pelo Palácio de Ondina.
A movimentação de Rui também foi tema de apuração da colunista Andreza Matais, do UOL. Segundo ela, o ex-governador teria articulado a saída de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras para garantir maior influência sobre a estatal e, assim, fortalecer seu nome para 2026.
O cenário, ainda em construção, expõe a disputa interna no PT baiano e as dúvidas sobre a consolidação de Jerônimo como nome viável para a reeleição.
No entanto, deputados petistas ouvidos pelo Blog do Vila asseguram que não há hipótese de Jerônimo e Lula não serem candidatos à reeleição em 2026.