Home
/
Notícias
/
Política
/
Jean Paul Prates acusa Rui Costa e Alexandre Silveira de ignorarem lobby que pode encarecer conta de luz
Jean Paul Prates acusa Rui Costa e Alexandre Silveira de ignorarem lobby que pode encarecer conta de luz
De acordo com o ex-presidente da Petrobras, articulação no Congresso pode gerar impacto de até R$ 197 bilhões até 2050
Por Redação
01/07/2025 às 11:32
Atualizado em 01/07/2025 às 14:35

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O ex-presidente da Petrobras e ex-senador Jean Paul Prates acusou os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) de não atuarem para impedir emendas que devem provocar aumento na conta de luz dos brasileiros. A denúncia foi revelada pelo jornalista André Trigueiro, da GloboNews, durante o programa Em Pauta, nesta segunda-feira (30).
De acordo com Trigueiro, Prates responsabiliza ambos por não se oporem às chamadas “emendas jabutis” incluídas no projeto de lei das eólicas offshore — originalmente proposto por ele quando era senador. A proposta, que buscava regulamentar a geração de energia eólica em alto-mar, foi alterada na Câmara com dispositivos que nada tinham a ver com o tema principal.
A Frente Nacional dos Consumidores de Energia estima que essas mudanças resultarão em um aumento de 3,5% nas tarifas até 2050, o que pode gerar impacto de R$ 197 bilhões ao longo dos próximos 25 anos.
"Rui é o gerente do governo", diz jornalista
Ainda segundo Trigueiro, Jean Paul Prates afirmou que os ministros teriam sido alertados sobre o teor das emendas e seus efeitos, mas não agiram para barrar a articulação. “Não teriam se movimentado em nome do governo para tentar reverter esse processo, que resultou em desgaste adicional para o presidente Lula”, disse o jornalista. Ele lembrou ainda que Rui Costa, como ministro da Casa Civil, é o principal articulador político do governo: “Depois do presidente Lula, ele é o número 1”.
O projeto com os “jabutis” foi aprovado no Congresso, vetado por Lula e, posteriormente, teve os vetos derrubados pelo próprio Parlamento.
Prates também afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tinha ciência do movimento articulado por lobistas com apoio das pastas comandadas por Rui e Silveira. A preocupação central seria o efeito cascata da alta na tarifa de energia sobre outros setores da economia.
Rui Costa e Alexandre Silveira ainda não responderam aos questionamentos.