/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governo troca comando da gestão prisional em meio a crise no sistema penitenciário da Bahia

Governo troca comando da gestão prisional em meio a crise no sistema penitenciário da Bahia

Mudanças atingem superintendência estratégica da Seap; Sindicato vê com bons olhos nomeação de policiais penais da carreira

Por Redação

28/07/2025 às 09:52

Atualizado em 29/07/2025 às 11:01

Foto: Amanda Ercília / GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) promoveu mudanças importantes no comando da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap) no último fim de semana. As alterações ocorrem em meio à crescente crise no sistema prisional do estado, marcada por sucessivas fugas de internos nos últimos meses.

A principal mudança foi a exoneração de Luciano Teixeira Viana, até então responsável pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP) e considerado o “número 2” da pasta. Para o seu lugar, o governo nomeou Luiz Cláudio Santos da Silva, ex-diretor da Cadeia Pública de Salvador.

Também houve troca na diretoria da SGP. Deixou o cargo Alan Vitor da Silva Santos, substituído por Archimedes Benício Leite Neto, que anteriormente dirigia o Conjunto Penal de Juazeiro.

As mudanças receberam o apoio do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinpopspeb), que destacou, em nota, o fato de os novos gestores serem oriundos da própria categoria.

“Estes profissionais, oriundos da própria categoria, têm um papel estratégico e de grande responsabilidade. A categoria espera deles o mesmo empenho, dedicação e compromisso com a gestão eficiente que os colegas que os antecederam demonstraram”, diz o comunicado.

O atual titular da Seap, José Castro, permanece no cargo, mesmo com a pressão sobre a pasta diante do agravamento da situação nas unidades prisionais do estado.

Fugas em série

Nos últimos meses, o sistema penitenciário baiano tem enfrentado episódios recorrentes de fuga de detentos. O caso de maior repercussão ocorreu em dezembro de 2024, quando 16 internos escaparam do Conjunto Penal de Eunápolis.

Em março deste ano, um preso de 50 anos, Edvaldo Firmo Dias, fugiu do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, após aproveitar falhas de segurança.

A fuga mais recente aconteceu em 7 de julho, no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde quatro detentos cavaram um buraco na cela e conseguiram sair da unidade sem serem interceptados.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.