Home
/
Notícias
/
Política
/
Sidninho pode assumir vaga na Câmara dos Deputados após CGU apontar uso indevido de emendas por Raimundo Costa
Sidninho pode assumir vaga na Câmara dos Deputados após CGU apontar uso indevido de emendas por Raimundo Costa
Vereador do PP é primeiro suplente do Podemos e diz que aguarda “tranquilamente” os desdobramentos sobre possível cassação do deputado federal
Por Redação
26/11/2025 às 07:33

Foto: Evilásio Júnior
O vereador Sidninho (PP), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Salvador, pode deixar o Legislativo soteropolitano para assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ele é o primeiro suplente da coligação que elegeu o deputado federal Raimundo Costa (Podemos), alvo de uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU).
O relatório da CGU aponta que Costa teria destinado emendas parlamentares à Federação dos Pescadores e Aquicultores da Bahia, entidade presidida por ele próprio, além de ter beneficiado uma empresa ligada à esposa de seu ex-chefe de gabinete. Entre 2022 e 2025, o deputado enviou aproximadamente R$ 17,2 milhões à Fepesba.
Sidninho disse ter recebido “com surpresa” o parecer técnico e afirmou que há “problemas evidentes” na aplicação das emendas. “Boa parte das emendas empregadas por este parlamentar foram de uso indevido e nada mais justo que a Justiça”, declarou.
Apesar disso, o pepista evita defesa de cassação. Ele afirma que respeita a legitimidade do mandato e que qualquer decisão deve ocorrer “dentro das quatro linhas”. “Guardarei tranquilamente. Sou vereador, tenho mais de três anos de mandato. Mas, se surgir essa possibilidade, Brasília terá meus braços para atingir esse objetivo”, completou.
Sidninho deixou o Podemos em 2024 para se filiar ao PP e mira uma candidatura a deputado federal em 2026 — possibilidade que pode chegar antes do previsto, caso haja afastamento, cassação ou decisão judicial contra Raimundo Costa.

