STF derruba decisão do STJ e mantém investigações contra Binho Galinha
Ministro Cristiano Zanin valida uso de dados do Coaf e determina continuidade da Operação El Patrón contra o deputado estadual baiano
Por Redação
09/08/2025 às 08:00
Atualizado em 11/08/2025 às 19:51

Foto: Ascom AL-BA / Agência AL-BA
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a Operação El Patrón, que tem como alvo o deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (PRD). A decisão, do ministro Cristiano Zanin, foi publicada na sexta-feira (8) e reverteu o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que havia anulado a operação em junho.
A El Patrón foi deflagrada em dezembro de 2023 para investigar um grupo acusado de lavagem de dinheiro vindo de agiotagem, jogo do bicho, receptação qualificada e desmanche de veículos em Feira de Santana. Na época, a PF cumpriu 10 mandados de prisão preventiva, 33 de busca e apreensão, bloqueou mais de R$ 200 milhões, sequestrou 26 imóveis e suspendeu seis empresas. Entre os presos estão três policiais militares e familiares do deputado.
O STJ havia apontado falhas na obtenção de relatórios do Coaf, sem autorização judicial. Zanin, no entanto, entendeu que o próprio STF já autorizou esse tipo de solicitação desde que exista investigação formal e manutenção do sigilo. Com isso, validou as provas e determinou a continuidade das apurações.
A defesa de Binho Galinha informou que vai recorrer.