Home
/
Notícias
/
Política
/
TCE-BA realiza eleição para nova Mesa Diretora nesta terça; Gildásio Penedo é favorito à presidência
TCE-BA realiza eleição para nova Mesa Diretora nesta terça; Gildásio Penedo é favorito à presidência
A eleição ocorre em um cenário de forte articulação política, enquanto Otto Alencar Filho e Josias Gomes aguardam indicações para completar o colegiado
Por Redação
15/12/2025 às 06:53

Foto: Sandra Travassos / Alba
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) realiza nesta terça-feira (16), às 14h30, a eleição para a nova Mesa Diretora da Corte, em um cenário já praticamente definido. O conselheiro Gildásio Penedo, ex-deputado estadual e aliado do senador Otto Alencar (PSD), é o favorito para assumir a presidência e suceder o atual comandante Marcus Presídio, que, por sua vez, deve ocupar a vice-presidência e inverter a composição da atual Mesa.
A eleição ocorrerá com um quórum reduzido, já que o TCE conta atualmente com apenas cinco conselheiros em exercício, em razão de duas vagas ainda não preenchidas. Além de Penedo e Presídio, o colegiado conta com Inaldo Araújo, Carolina Matos e João Bonfim. Penedo tem o apoio de Marcus Presídio, que articula uma transição consensual na Corte.
Inaldo Araújo, que chegou a ser cogitado como possível candidato à presidência, deve desistir da disputa após ser eleito presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2025-2026. Com isso, o caminho para a presidência fica livre para Penedo, que já liderou o TCE durante a pandemia da Covid-19.
Na disputa pela vice-presidência, Marcus Presídio terá como concorrente a conselheira Carolina Matos.
Nos bastidores, havia a expectativa de que a eleição pudesse ocorrer com a presença de seis conselheiros, caso a nomeação de Otto Alencar Filho (PSD) fosse votada nesta segunda-feira (15), mas a estratégia do governo adiou a votação. A indicação de Otto será analisada junto com a do deputado federal Josias Gomes (PT), que será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa na terça, com previsão de aprovação.
A vaga destinada a Josias Gomes é a do conselheiro Pedro Lino, falecido em setembro de 2024, enquanto a vaga de Antônio Honorato, aberta com sua aposentadoria em julho, foi destinada a Otto Filho.

