/

Home

/

Notícias

/

Política

/

TCE-BA vai apurar possíveis descontos indevidos na folha de aposentados da Previdência Estadual

TCE-BA vai apurar possíveis descontos indevidos na folha de aposentados da Previdência Estadual

Auditoria preventiva foi determinada pelo presidente do Tribunal de Contas após escândalo envolvendo fraudes em benefícios do INSS ganhar repercussão nacional

Por Redação

09/05/2025 às 08:52

Atualizado em 12/05/2025 às 09:48

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) determinou a realização de uma auditoria na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas vinculados à Previdência Estadual. O objetivo é verificar se há descontos indevidos aplicados nos benefícios.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo presidente da Corte, conselheiro Marcus Presídio, durante sessão plenária. A decisão vem na esteira das recentes denúncias de fraudes envolvendo descontos não autorizados em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), reveladas por investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).

“Quero deixar claro que, no momento, não há indícios de irregularidades nos pagamentos aos servidores públicos aposentados, mas é importante que esta Corte promova a devida fiscalização quanto a esse aspecto”, afirmou Presídio. Segundo ele, a ação tem caráter preventivo e visa reforçar a confiança nos mecanismos de controle.

A auditoria, que ainda não tem data exata para começar, será conduzida pela Secretaria de Controle Externo do TCE-BA e vai focar especificamente nos descontos aplicados nos contracheques, em busca de inconsistências ou cobranças indevidas.

“Foi justamente para que todos estejam seguros e confiantes sobre os controles existentes que fiz o requerimento à unidade técnica para que atuasse preventivamente com essa auditoria”, destacou o presidente da Corte.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.