Home
/
Notícias
/
Política
/
TCU rejeita contas de Ricardo Maia por irregularidades em verbas do transporte escolar
TCU rejeita contas de Ricardo Maia por irregularidades em verbas do transporte escolar
Deputado federal e ex-prefeito de Ribeira do Pombal foi multado em R$ 54 mil; esta é a terceira reprovação de contas contra ele
Por Redação
23/07/2025 às 08:02
Atualizado em 24/07/2025 às 11:04

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou nesta terça-feira (22) as finanças do deputado federal Ricardo Maia (MDB) relativas ao período em que ele foi prefeito de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia. A decisão se refere à Tomada de Contas Especial nº 013.381/2021-0, que apurou o uso de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) no ano de 2016.
De acordo com o relatório da Corte, “não houve comprovação da regular aplicação dos recursos repassados pela União”, o que indica má gestão dos valores destinados ao transporte de estudantes da rede pública.
O ministro Augusto Nardes, relator do processo, votou pela irregularidade das contas e aplicou multa de R$ 54 mil ao parlamentar baiano.
Esta é a terceira vez que Ricardo Maia tem contas reprovadas, o que pode trazer implicações eleitorais. Com a nova decisão, ele corre o risco de ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficar inelegível para futuras disputas. A decisão ainda cabe recurso.