Home
/
Notícias
/
Política
/
Saída de Wagner da liderança do governo provoca troca de críticas e manifestações de apoio
Saída de Wagner da liderança do governo provoca troca de críticas e manifestações de apoio
Enquanto oposição vê enfraquecimento político do senador, Jerônimo Rodrigues reafirma confiança e elogia atuação do petista no Congresso
Por Redação
25/06/2026 às 06:03

Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil
A decisão do senador Jaques Wagner (PT-BA) de deixar a liderança do governo no Senado repercutiu imediatamente no meio político baiano. Enquanto a oposição interpretou o movimento como um sinal de desgaste do parlamentar, aliados saíram em sua defesa e reforçaram confiança na condução do petista diante das investigações da Polícia Federal.
Na quarta-feira (24), Wagner anunciou que deixará o cargo após uma reunião de cerca de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o senador, a decisão foi tomada em comum acordo para que ele possa concentrar esforços em sua defesa na investigação relacionada à Operação Compliance Zero.
Oposição fala em desgaste político
Presidente da Comissão de Relações Institucionais do União Brasil na Bahia e coordenador da pré-campanha de ACM Neto ao Governo do Estado, Reinaldo Braga Filho afirmou que a saída de Jaques Wagner da liderança evidencia um enfraquecimento político do senador dentro do governo federal.
"Se nem o presidente Lula quer mais Jaques Wagner na liderança do governo, fica a pergunta: por que a Bahia ainda tem que engolir esse projeto político desgastado? O que estamos vendo é o enfraquecimento de uma liderança que já não consegue sustentar o próprio peso em Brasília", declarou.
Segundo Reinaldo, o episódio fortalece o discurso da oposição na disputa pelo Palácio de Ondina em 2026, em meio às articulações lideradas por ACM Neto.
Jerônimo reafirma confiança em Wagner
Do lado governista, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) saiu em defesa do senador por meio de publicação nas redes sociais.
Para o chefe do Executivo baiano, Jaques Wagner teve papel decisivo na articulação política do governo federal e continuará sendo uma das principais lideranças do grupo.
"A Bahia e o Brasil reconhecem o importante trabalho realizado pelo senador Jaques Wagner na liderança do governo do presidente Lula. A experiência, o senso democrático e o dom conciliador de Wagner foram fundamentais para a reconstrução da democracia e da soberania brasileira", escreveu.
Jerônimo também afirmou manter confiança no senador durante a investigação.
"Como tenho reafirmado, minha confiança no senador é total e tenho certeza de que irá se defender de todas as injustiças. E seguirá se dedicando ao nosso estado e ao nosso país como senador e figura fundamental nessa caminhada de transformações e avanços na Bahia e no Brasil", publicou.
Decisão após investigação da PF
Ao anunciar a saída da liderança do governo, Jaques Wagner afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo com o presidente Lula e disse que sua prioridade agora será comprovar sua inocência.
O senador é investigado pela Polícia Federal na Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. Wagner nega qualquer irregularidade e afirma que jamais atuou para beneficiar a instituição financeira.

