Home
/
Notícias
/
Política
/
Pesquisa aponta empate técnico entre ACM Neto e Jerônimo na corrida pelo governo; Rui e Coronel lideram Senado, mas Wagner é excluído
Pesquisa aponta empate técnico entre ACM Neto e Jerônimo na corrida pelo governo; Rui e Coronel lideram Senado, mas Wagner é excluído
Ex-prefeito aparece com 40% e governador com 36%; levantamento mostra cenário polarizado já na largada da disputa
Por Redação
22/09/2025 às 08:30

Foto: Romilson Santos / Divulgação
A pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (22), aponta um cenário de acirramento entre o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para a eleição estadual de 2026. Neto aparece com 40% das intenções de voto, contra 36% de Jerônimo. Com a margem de erro de três pontos porcentuais, os dois estão tecnicamente empatados.
Na mesma sondagem, o ex-ministro de Jair Bolsonaro, João Roma (PL), tem 5%. Kléber Rosa (PSOL), que não será candidato, aparece com 2%, e o ex-deputado federal José Carlos Aleluia (Novo), com 1%. Brancos e nulos somam 10%, enquanto 6% não souberam responder.
No segundo cenário, sem Roma, ACM Neto sobe para 43%, Jerônimo mantém 36%, Aleluia aparece com 2% e Kléber Rosa permanece com 2%. Brancos e nulos vão a 11%, e indecisos continuam em 6%.
Disputa pelo Senado
Na corrida ao Senado, o levantamento mostra o ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa (PT) na liderança, com 26% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual senador Ângelo Coronel (PSD), com 17%. O ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) tem 11%, enquanto o deputado Adolfo Viana (PSDB) aparece com 6%, mesma porcentagem do ministro do TCU, Aroldo Cedraz, e do deputado Márcio Marinho (Republicanos).
Brancos e nulos somam 17%, e 11% não responderam.
O dado chama atenção porque o senador Jaques Wagner (PT), já declarado pré-candidato, não foi incluído na pesquisa.
O levantamento ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 18 e 19 de setembro, por telefone, e tem 95% de nível de confiança.